segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O avô.


...

Domingo como de costume era dia de reunião de família na casa dos avos. José Lima Fortunato acordava cedo seguia para a missa e posteriormente ao futebol do time do bairro, time este que seu pai jogara e que o Sr.Fortunato, conhecido como Negrão nos seus áureos tempos, era considerado ídolo. Eram dez horas e a família aos poucos ia chegando e ocupando seus respectivos lugares.

As crianças brincam no quintal, as mulheres tricotam na conzinha, umas poucas mais rebeldes se misturam aos homens. Estes ocupam a frente da casa com cerveja, conversas sobre futebol, trabalho e outros assuntos tão banais.

Aos poucos que sentam com o avô sobra o buraco, enquanto joga ele conta as historias vividas, ri da vida e ouve os seus vinis.

Chegada a hora do almoço todos se encaminham para a mesa. Nessa hora o Sr.Fortunato pede a palavra. Agradece a presença de todos, toca o seu antigo bandolim com ajuda de outros familiares que manejam seus outros instrumentos, e da risada discretamente ao cachorro. Este que apesar de não ter sido citado até agora, por questões pessoais do relator, ocupa um cargo de grande importância na hierarquia familiar.

Todos rezam: católicos, protestante e ateus

Posto então o prato, bastante regrado devido aos problemas acumulados por toda a vida, o Senhor Negrão senta na poltrona e seu cão acomoda-se nos seus pés.

O cão não pede e nem tão pouco olha pra o prato do seu estimado dono. Está ali por costume, costume que vem de muito tempo, tempo em que nem havia muito que comer

A reunião continua: gritos exaltados, pessoas começam a ficar bêbadas...

Chegada a hora, o avô deixa seu aparelho auditivo sobre a mesa. Caminha vagarosamente para a rede, acompanhado pelo cão.

Deita-se na rede, o cão deita-se perto. E os dois ali, velhinhos, serenos, acabam por dormir.

Toda a casa faz silencio, o mundo fica um pouco em paz, em pouco tempo será segunda, será...

Todos vão para a casa. Estranho, mas é só mais um dia


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentários a parte : deve está cheio de erros.

2 comentários:

  1. Tão simples, e ainda assim incrível! Só te digo uma coisa: tá no curso errado! kkkkkkkkkkk
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  2. Tão simples, e ainda assim incrível! +1 Você é um ótimo escritor, irmão! Quando ficar famoso lembre de mim :P

    ResponderExcluir