terça-feira, 7 de abril de 2009

O aprendiz da Cuca

...

Era uma vez numa pacata cidade bem interiorana, um simples garoto, uma simples historia e um complicado dilema.
Tudo começa quando seus pais lhe cantaram a singela musica: “Dorme neném que a Cuca vem pegar, papai foi pa roça mamãe foi trabalhar…”. Essa musica atiçou a sua curiosidade infantil e foi seu avô que contou e recontou varias historias da CUCA.
E essas historias encantaram sua mente infantil. Ele adorava a Cuca como se fosse o seu anjo da guarda e sabia tudo sobre ela,sobre jacarés,crocodilos,poções mágicas…Tudo isso deixava seu pai e seus avós bastante preocupados,encabulados,curiosos.Sua mãe achava simplesmente normal.
Porém, exatamente no dia do folclore, seu professor de historia disse que tudo aquilo que ele acreditava era irreal, fantasia seus amigos riram e ele foi pa casa totalmente abalado. Naquele dia não dormiu,não comeu,não jogou bola e NÃO APRENDEU.
No outro dia, totalmente desanimado voltou à escola tudo foi sem graça mais sem graça do que nunca. O tempo num passou, o humor não chegou e a vontade de viver passou…
Chegou a casa,deitou,sonhou…
E ao sentar-se à mesa para fazer a lição comentou ainda olhando para o dever de casa:
-Cuca, acredita que me disseram que você não existia?
A Cuca parando de mexer o caldeirão e totalmente impressionada com o absurdo que ouviu indagou:
-Quem te disse isso?Foi seu avô ne?
Parou de fazer a lição e olhou para ela e denunciou:
-Foi meu professor de historia.
A Cuca olhando a feição do menino que estava quase chorando, abatido, cansado disse:
-Vamos começar a aula, Filho?
O sorriso tomou conta do jovem ele prontamente guardou a lição pegou sua varinha mágica e foi para floresta. Aprendeu sobre as ervas,sobre os animais,sobre as outras assombrações, um dia como todos os outros : feliz.Chegou cansado e sentado na mesa com a mãe comentou tudo sobre o dia.Ela parabenizou-o e mexendo no seu caldeirão serviu a sopa.Comeram,dormiram...
Na outro dia misteriosamente sua lição estava pronta e mais misteriosamente ainda todos os meninos e meninas comentavam que sonharam com a Cuca. Todos estavam completamente assustados.Seu professor mudou de escola alegaram problemas médicos talvez a Cuca tenha pegado ele também…
Ta vendo Iris eu não sei fazer historia. Mas agora vem a parte da discussão e do conhecimento.
A Cuca é um dos principais seres mitológicos do folclore brasileiro. Ela é conhecida popularmente como uma velha feia na forma de jacaré que rouba as crianças desobedientes. A origem desta lenda está num dragão, a coca das lendas portuguesas, tradição que foi levada para o Brasil na época da colonização.
No
Brasil, a "Cuca" normalmente é descrita como tendo a forma de um jacaré com longos cabelos loiros. Isso na verdade se tornou mais popular por causa das várias adaptações para a televisão da obra infantil de Monteiro Lobato, o Sítio do Picapau Amarelo, onde a personagem era sempre representada por uma atriz com uma fantasia de jacaré de cabelo amarelo. No livro original "O Saci" escrito por Monteiro Lobato em 1921, a personagem é descrita apenas como uma velha com rosto de jacaré.
O Novo Dicionário da Língua Portuguesa de
Aurélio Buarque de Holanda Ferreira traz cuca significando bicho-papão, coco, papa-gente, tutu, bitu, boitatá, papa-figo. A cuca - e seu equivalente não mencionado no referido dicionário coca (côca) - é um bicho imaginário criado e usado para fazer medo às crianças choronas que não querem dormir”(wikipedia).

Mas do que temos medo hoje?A Cuca não assusta mais. Temos medo dos bandidos,do trafico,dos governantes,dos E.U.A,do oriente medio de TUDO.Ter medo ,hoje,gera dinheiro para vários segmentos da industria e por isso vemos ao invés de criaturas fantásticas e mitológicas na TV,vemos apenas mortes,assaltos e todo tipo de crime bárbaro.
Mas mantenha sua coragem viva. Não compre a violência que querem te vender conquiste a PAZ e depois a reparta para todos.E para ter paz deve-se amar ao próximo não é um papo religioso,nem coisa desse tipo : É uma verdade.Enquanto não respeitarmos uns aos outros continuaremos nesse caos,nessa desordem.
Faça sua parte para um mundo melhor. Distribui a paz,semeia a coragem e acredite nos seus sonhos por mais absurdos que eles sejam.Não deixe ninguém dizer que o que você acredita é bobagem,não deixe que destruam seus sonhos e também não destrua os sonhos de ninguém.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Evolução da Cuca:





















A ultima Cuca está bem POP né?Daqui a pouco ela nem vai mais assustar as criança...

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Extreia :

Mural do Leitor. Agora quem quiser escrever alguma besteira pode me mandar por depoimento no orkut ou pelo msn(kxt69@hotmail.com). E o que você escreveu vem para cá.

Opnião do Leitor. No final de todo post vou deixar uma pergunta e vocês me respondem via msn ou orkut.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Pergunta do dia :

Do que vocês tinham medo quando eram guri?

Eu : Musica de igreja.

7 comentários:

  1. Rpz, nem me lembro de medos...

    Agora, manda matar esse professor ae... quase mata o menino... ;D

    ResponderExcluir
  2. eu tinha medo de inseto . ¬¬'
    bom post . ^^

    ResponderExcluir
  3. medo de um livro de insetos.. >.<
    Bom post [2] nem tá grandinho '-'

    ResponderExcluir
  4. até hj teho medo de ficar sozinha. eu me sinto sozinha o tempo todo =/

    Iris

    __
    mas a historia tava boazinha, vc tinha q estragar no final cortando a historia bruscamente? na verdade se terminasse no "dormiram" ja tava otimo?

    ResponderExcluir
  5. mesma historias do folclore brasileiro
    Mas ela dorme cada ves com 7 anos

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkkk
    mas vai coomer banana kkkk

    ResponderExcluir